Dicionário de Seguros

Voltar
A+
A-

Confira os termos mais utilizados

OBJETO DE ARTE

V. Seguro Riscos Diversos, Seguro Roubo.

OBJETO DO SEGURO

É a designação genérica de qualquer interesse segurado, isto é, coisas, pessoas, bens, responsabilidades, obrigações, direitos e garantias.

OBRA EM CONSTRUÇÃO

V. Seguro Riscos de Engenharia.

OBRIGAÇÃO

É, em sentido jurídico, um ajuste pelo qual uma pessoa se obriga para com outra a dar, fazer ou não fazer, alguma coisa. 1. DO SEGURADO Previstas em cláusula do contrato de seguro, define as obrigações deste em relação ao seguro, sendo que sua inobservância pode ise...

OCC/IM (OBRAS CIVIS EM CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO E MONTAGEM)

É uma modalidade do ramo de Seguro de Riscos de Engenharia. V. tb. Seguro Riscos de Engenharia.

OCORRÊNCIA

No seguro, é qualquer acaso ou acontecimento, que altera ou agrava o risco, devendo sempre ser comunicada ao segurador.

OCULTAÇÃO

Refere-se à não-comunicação voluntária de fatos ou circunstâncias que, se conhecidos, tornariam o risco indesejável ou exigiriam o pagamento de prêmio mais elevado.

OCURRENCE BASIS (BASE DE OCORRÊNCIA)

Na sua forma tradicional, é uma cobertura que garante prejuízos decorrentes de sinistros ocorridos durante a vigência do contrato de seguro ou resseguro. É aplicável nos seguros de Responsabilidade Civil e Fidelidade de Empregados. V. tb. Apólice Claims Made, Discover...

OMISSÃO

No seguro, é a ocultação de fato ou circunstâncias que, se fossem revelados; levariam o segurador a recusar o contrato, ou a aceitá-lo com agravações tarifárias e/ou outras condições. V. tb. CLÁUSULAS DE ERROS E OMISSÕES.

OPÇÕES EMBUTIDAS

São as opções constantes nos contratos de seguro ou de planos de benefícios, tais como: resgate, saldamento, seguro prolongado, benefício prolongado, portabilidade, etc.

OPEN AND LEASING

É a forma especial de arrendamento pela qual o arrendatário paga os juros efetivos e não o custo original integral do ativo. Essa técnica é encontrada no arrendamento de frota de veículos pelo qual o arrendatário paga, por exemplo, 10% (dez por cento) dos custos do ve...

OPERAÇÕES

Execução de medidas necessárias à consecução de um determinado objetivo. 1. DE ARRENDAMENTO MERCANTIL V. Seguro Riscos Diversos, Seguro Crédito Interno, Leasing. 2. DE CARGA Ato de colocar a carga através de um complexo de meios que se combinam para a obtenção de ...

ORÇAMENTO

Estimação, avaliação, fixação ou determinação de qualquer valor. Em termos financeiros, é o ato de previsão da receita e fixação das despesas.

ORDINARY LIFE POLICY

É a apólice comum do Seguro Vida. V. tb. Seguro Vida.

ORGANIZAÇÃO CONSULTIVA MARÍTIMA INTERGOVERNAMENTAL (IMCO

INTERGOVERNMENTAL MARITIME CONSULTATIVE ORGANIZATION) É uma entidade, com sede em Londres, Reino Unido, cuja função é promover a cooperação em torno de questões de navegação internacional, controlar a poluição marítima e proteger o equilíbrio da fauna marítima.