18º CONGRESSO DOS CORRETORES: PAÍSES DO BRIC SÃO OS QUE MAIS CRESCEM

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   16 de Outubro de 2013

“O mercado de seguros no Brasil no século XXI – cenário econômico atual e perspectivas para nosso País” foi o tema da palestra magna do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. A apresentação marcou o encerramento da cerimônia de abertura do 18º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros.

Meirelles ilustrou sua explanação com muitos dados das economias mundial e nacional e mostrou como as questões globais afetam o mercado brasileiro. Em um dos exemplos, explicou que a China é hoje uma grande importadora de commodities brasileiras, graças ao aumento do padrão de vida da população.

“Com maior poder aquisitivo, as famílias chinesas começaram a se alimentar melhor e isso foi bom para o Brasil, que passou a exportar mais soja, frango e outros alimentos”, detalhou.

Segundo ele, os países que formam o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) vêm crescendo a índices maiores do que os verificados no resto do mundo. No entanto, a tendência é inversa quando se compara taxas de inflação. “A média global é baixa, mas a dos países emergentes está acima de 4%”.

A palestra foi encerrada com três importantes conclusões: depois de uma profunda crise, os países desenvolvidos começam a se beneficiar de melhores perspectivas econômicas; para os países em desenvolvimento, o cenário econômico permanece difícil, com ajuste significativo e possíveis reformas politicas no futuro; e a difícil situação econômica no Brasil pode ser uma oportunidade para o país realizar as reformas estruturais necessárias para aumentar o crescimento potencial.

Outras Notícias