Cadernos traz entrevista com fundador do IPEA

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   5 de Janeiro de 2015

A mais recente edição da revista Cadernos de Seguro, cuja capa traz entrevista com o economista João Paulo dos Reis Velloso, fundador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e ex-ministro do Planejamento, já está disponível nas versões impressa e on-line. Na entrevista, Velloso aborda os investimentos necessários para o País retomar o ritmo de crescimento.

A publicação traz, ainda, matéria sobre a criação do Centro de Pesquisas Aplicadas em Risco (CEPAR) por um grupo de professores do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O órgão tem por objetivo atender as demandas da área de desenvolvimento, pesquisa e mensuração de riscos de atividades econômicas.

O diretor do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola, Claudio Contador, assina o artigo “A abertura do resseguro: algumas observações”. No texto, é traçado um breve histórico do resseguro desde sua criação até os dias de hoje, com uma análise do processo de abertura.

Também assinam artigos o jurista Ricardo Bechara, sobre a diferença entre o seguro de vida tradicional e o prestamista; o economista Miro Cequinel, que analisa a venda de seguros on-line; e o diretor-geral da Matera MVAR, Alexandre de Oliveira, que defende a importância da gestão e mensuração dos riscos através de modelos internos.

Complementam a edição o relatório sobre o Cadastro das Principais Corretoras de Seguros, desenvolvido pelo economista Francisco Galiza, e a reportagem de Mário Moreira, que aponta uma desaceleração do mercado de seguros por conta do ritmo lento da economia. A versão on-line pode ser acessada em cadernosdeseguro.funenseg.org.br.

Outras Notícias