CPES firma parceria com FGV-SP

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   10 de Outubro de 2016

O Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, acaba de firmar parceria com a Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP). A instituição de ensino paulista agora faz parte do Programa de Apoio à Pesquisa (PAP), coordenado pelo CPES.

O PAP oferece auxílio financeiro a estudantes que estiverem elaborando teses ou pesquisas sobre o mercado de seguros por intermédio de instituições de nível superior. O objetivo é ampliar o leque de estudos científicos e fornecer publicações e material de consulta para estudantes, empresários e executivos interessados em se aprofundar no setor de seguros.

A nova parceria já tem seu primeiro bolsista. Alexandre Quevedo atua no mercado de seguros há 12 anos e, desde 2014, faz mestrado na FGV-SP. Agora, com o incentivo do PAP, sua intenção é ampliar conhecimentos nos setores de planejamento estratégico e planejamento de marketing. “Quando conheci o Programa identifiquei que seria perfeito para mim, pois o tema do meu mestrado é a indústria de seguros. Pretendo me aproximar cada vez mais do ambiente acadêmico sobre seguros e creio que a relação com a Escola se encaixa bem nesse contexto”, conta Quevedo.

O Programa de Apoio à Pesquisa foi criado em 2002 e já mantinha parceria com a PUC-Rio, a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ e o Coppead/UFRJ, já tendo beneficiado mais de 30 alunos.

Para Carlos Heitor Campani, professor da Coppead/UFRJ, a parceria com o CPES possibilita o avanço do conhecimento. “Tornar o ramo de seguros e previdenciário mais eficiente, de forma a criar cada vez mais valor para o segurado, é o objetivo que perseguimos. Queremos fornecer estudos e construir técnicas e ferramentas que possam evidenciar a importância do setor para a sociedade”, afirma.

Mais informações sobre o PAP podem ser encontradas no endereço www.cpes.org/apoio-a-pesquisa/processo-seletivo.

Site da IIS divulga publicações

Outra novidade do CPES é que quatro títulos publicados pelo Centro foram disponibilizados recentemente no site da International Insurance Society (IIS), organização que reúne trabalhos sobre o mercado de seguros de mais de 100 países.

São três edições da série “Textos de Pesquisa” e o volume 43 da série Cadernos de Seguro – Teses, sobre os seguintes temas: “Quantificação da perda do produto com os acidentes de trânsito”, “Estatísticas da dor e da perda do futuro: novas estimativas”, “Seguro e resseguro: interdependência e causalidade pós-abertura” e “Recent changes in UK pensions and retirement savings”.

O CPES é membro da IIS e do Thought Center mantido por ela. As quatro publicações podem ser acessadas no endereço www.internationalinsurance.org.

Outras Notícias