CPES lança novas publicações

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   20 de Junho de 2016

O Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, acaba de lançar duas publicações sobre assuntos relevantes para o mercado de seguros. Os livros fazem parte das séries Cadernos de Seguro – Teses e Estudos sobre Seguros.

A abertura do mercado brasileiro de resseguros e a oportunidade de negócios para empresas estrangeiras: as peculiaridades de Porto Rico”, de autoria do advogado Gustavo de Almeida, faz uma comparação entre o processo de abertura do mercado de resseguro no Brasil e o de Porto Rico.

O autor analisa a indústria de resseguros porto-riquenha e as operações de empresas de resseguro estrangeiras sediadas naquele país, sugerindo a adoção do mesmo modelo no Brasil. O trabalho, publicado pela série Cadernos de Seguros – Teses, avalia o contexto das operações e compara aspectos como legislação e tributação dos dois países.

Já “Um estudo sobre autorregulação dos corretores de seguros e na corretagem de seguros”, da série Estudos sobre Seguros, tem como autor o economista e consultor Francisco Galiza, que busca mostrar os aspectos econômicos e administrativos da autorregulação da corretagem de seguros.

A obra apresenta conceitos de autorregulação, histórico da atividade no Brasil, dentro e fora do setor de seguros, e apresenta dados de fiscalização, com exemplos de outros países, além de sugestões para a melhoria da operação no Brasil. Foram feitas edições em três línguas, português, espanhol e inglês.

Os títulos podem ser adquiridos nos links acima, por R$ 30,00, cada.

Interesse internacional. No final de maio, quatro membros do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique visitaram a sede da Escola Nacional de Seguros, no Rio de Janeiro (RJ), para conhecer a Instituição e seus projetos.

Agnélio Jossias, Lodovina Daniel, Leonilde Mutumane e Isabel Marulo foram recebidos pelos representantes da instituição brasileira, Maria Helena Monteiro (diretora de Ensino Técnico), Mario Pinto (diretor de Ensino Superior), Maria Luiza Martins (gerente de Parcerias Internacionais), Gustavo Borges (gerente da Escola Virtual) e Nívea Barros (Parcerias Internacionais).

Os visitantes assistiram a apresentações institucionais, sobre produtos do ensino superior e também sobre a Escola Virtual. Eles já conheciam o portal Tudo Sobre Seguros, mantido pela Escola, e demonstraram forte interesse pelas publicações e cursos a distância da Instituição. Durante o encontro, também manifestaram desejo de, futuramente, estabelecer parceria com a entidade brasileira.

Outras Notícias