CPES promoveu workshop sobre riscos climáticos

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   28 de Março de 2017

No dia 15 de março, o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, realizou o workshop “Riscos Climáticos – Uma Alternativa para o Gerenciamento de Riscos no Mercado de Seguros – Um Exemplo Prático”, no Rio de Janeiro (RJ).

O encontro debateu propostas para um novo contrato de negócios futuros para o mercado financeiro brasileiro na área de derivativos climáticos.

Como exemplo, o professor da Escola, Antônio Carlos Magalhães, apresentou a aplicação de um índice pluviométrico na região Sul do Brasil, com forte presença de empresas da área de geração de energia elétrica proveniente de hidrelétricas. O grupo debateu a possibilidade de utilização deste contrato como ferramenta de gerenciamento de risco para qualquer instituição do setor financeiro da economia, inclusive o mercado de seguros.

No workshop, também estiveram presentes membros da Comissão Técnica de Sustentabilidade e Inovação da CNseg, a resseguradora Terra Brasis, na presença de Paulo Botti, Lauro Faria, e o corpo técnico do CPES.

O material apresentado no seminário está disponível para download no www.cpes.org.br.

Seguro peer to peer

No dia 4 de maio, o CPES realizará outro importante evento, o seminário “Uma Visão Geral do Seguro Peer to Peer”. Essa modalidade aborda uma economia compartilhada (de pessoa para pessoa) e se tornou popular em muitos mercados na última década.

O evento será gratuito e acontecerá em São Paulo (SP). O único pré-requisito é possuir nível superior completo. As inscrições estarão disponíveis no site do CPES.

Outras Notícias