Curso do Pronatec tem início no Rio

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   22 de Setembro de 2014

Começou na quinta-feira passada, 11 de setembro, o Curso Técnico em Logística, ministrado no Rio de Janeiro (RJ) através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.

A aula inaugural de cada uma das duas turmas (manhã e tarde) aconteceu no auditório do Espaço Cultural da Escola, no Centro. As atividades foram abertas pelo coordenador da Graduação em Administração + Seguros e Previdência no Rio de Janeiro, Prof. José Varanda, que enfatizou a importância da educação continuada e ressaltou que o curso é a porta de entrada dos alunos para um novo mercado, o de seguros.

Em seguida, o diretor de Ensino Superior da Escola, Prof. Mario Pinto, falou sobre o Pronatec, afirmando que o programa poderá preencher a lacuna de mão de obra especializada do País, segundo ele, o grande gargalo para o desenvolvimento da nação. “O Pronatec é um programa revolucionário e acredito nas revoluções silenciosas, são elas que mudam o mundo. Pelas suas potencialidades, o Brasil não tem como dar errado”, declarou.

O executivo lembrou que esse gargalo pode ser visto como uma grande oportunidade, principalmente pelo pioneirismo das turmas e pela área de atuação do curso. “Forma-se aqui um tripé de oportunidade, com o Pronatec, a área de Logística, muita promissora, e a Escola Nacional de Seguros, instituição com padrão de qualidade internacional, muito acima da média brasileira”.

O consultor acadêmico da Escola, Prof. Francisco Borges, também se dirigiu aos alunos. Ele se mostrou preocupado com uma possível evasão, visto que o curso tem duração de um ano. “A Escola fará tudo que estiver ao seu alcance para que ninguém fique no caminho e, ao final, todos sejam bem sucedidos. Esse é um curso sério, importante, por isso, peço que acreditem no potencial de vocês”, frisou.

Na sequência, a Profª Maísa Bezerra, que leciona na Graduação em Administração + Seguros e Previdência, apresentou a palestra “A Logística como Diferencial Competitivo e o Mercado de Trabalho”, que elucidou os participantes sobre diversos aspectos desse segmento.

O último pronunciamento coube ao diretor executivo da Escola, Renato Campos, que parabenizou os alunos pela escolha. “A área de Logística é fundamental para o sucesso das empresas e hoje é uma das que demandam mais profissionais em todo o País”, disse.

Antes de finalizar, Renato fez questão de externar o comprometimento da Escola com os alunos. “Temos muita responsabilidade ao recebê-los em nossa casa, a partir de hoje vocês irão dedicar quatro horas do dia a esse curso e, como sabemos, o tempo é um bem muito precioso. Esperamos retribuir essa confiança que nos foi depositada e desejamos vê-los daqui a um ano como pessoas e profissionais melhores”, finalizou.

A aula inaugural foi encerrada com as apresentações do Prof. José Varanda e dos profissionais da Escola, Neyze Rocha (gerente Administrativa Acadêmica), Laura Freitas (coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância) e Virgínia Thomé (coordenadora de Bibliotecas). Todos forneceram mais informações sobre o curso.

Outras Notícias