Encontro de Seguros chega à quarta edição no Rio

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   8 de Abril de 2016

Nos dias 30 e 31 de março, a Escola Nacional de Seguros realizou, no Rio de Janeiro (RJ), o IV Encontro de Seguros, voltado para os alunos da Graduação em Administração e Seguros.

No primeiro dia de evento, a economista e diretora de Recursos Humanos da Generali, Simone Grossmann, ministrou a palestra “Grandes transformações demandam grandes (extraordinários) RHs”, na qual abordou a importância do RH para o crescimento e desenvolvimento das empresas e o qualificou como “o fio condutor das transformações nas organizações”.

Durante a palestra, a especialista explicou que o principal papel do departamento de Recursos Humanos é unir as atividades das diversas áreas.

Grossmann esclareceu, ainda, que o principal obstáculo para as organizações é a identificação dos problemas, e abordou o conceito de Gestão de Mudanças, que recomenda uma abordagem estruturada para o alcance da situação ideal.

No segundo dia de atividades foi promovida mesa de debates sobre o tema “Mediação: menos custo para a empresa, mais satisfação para o cliente”. O encontro foi coordenado pelo doutor em Direito pela Université Paris-Sorbonne, José Gabriel de Almeida. Também participaram a ouvidora da Icatu Seguros, Gabriela Assmar, e a superintendente Jurídica da Seguradora Líder-DPVAT, Maristella Mello.

Almeida iniciou o debate explicando o conceito de mediação: “É uma forma de solução de conflitos, através de terceira pessoa neutra, que ajuda as partes envolvidas a entenderem o conflito e chegarem, dessa forma, a um acordo”, definiu. “O importante é que ambas as partes saiam da mediação com a compreensão das demandas da outra parte”, completou.

Na sequência, Gabriela Assmar falou sobre sua experiência com mediações e salientou que o recurso é um bom caminho para a resolução de conflitos, pois, através do mediador, que tem o papel de facilitar o diálogo, as próprias partes envolvidas podem chegar a uma decisão.

O evento foi encerrado com a apresentação de Maristella Melo, que falou sobre sua experiência  na Seguradora Líder-DPVAT com a implantação do processo de conciliação, atividade semelhante à mediação. A palestrante esclareceu que o principal objetivo da conciliação é a compreensão da situação, de modo que as partes se sintam atendidas. Cerca de 160 alunos compareceram aos dois dias de evento. Veja aqui as fotos.

Outras Notícias