Entrevista com titular da Susep é capa da Cadernos

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   5 de Junho de 2014

Está em circulação, a nova edição da revista Cadernos de Seguro, cuja matéria de capa é entrevista com o superintendente da Susep, Roberto Westenberger, empossado em março deste ano. O entrevistado adianta algumas de suas propostas para a autarquia e esclarece dúvidas sobre temas como Solvência II, novos produtos, o papel das pequenas seguradoras e a necessidade de capacitação e educação securitárias.

O advogado Ilan Goldberg assina artigo sobre a relativização do conceito da boa-fé no contrato de seguro, principalmente no de pessoas. Segundo ele, ganha força nos tribunais brasileiros o entendimento de que cabe ao segurador realizar exames de saúde preliminares à contratação, sob pena de arcar com o pagamento das somas seguradas, independentemente das circunstâncias.

Seguro de pessoas também é tema do artigo de Lucio Marques, que o compara ao seguro de bens, demonstrando que, com relação à avaliação do risco, eles funcionam da mesma maneira. Para Marques, as seguradoras deveriam não somente oferecer a proteção em si, mas também um programa de prevenção de riscos e educação para as companhias que lhes solicitam seguro.

Ricardo Bechara analisa a questão da sub-rogação de direitos no seguro saúde e sua interpretação legal. O jurista explica a questão a partir de uma situação de danos físicos causados por um veículo de terceiro a um indivíduo, que utiliza seu próprio plano de saúde para obter os cuidados médicos devidos. Finalmente, Juliana Casare explica como o crescente número de recalls de automóveis vem afetando a indústria de seguros.

A revista também traz cobertura de mesa-redonda sobre Solvência II, em que técnicos do mercado e da Susep esclareceram muitos pontos que ainda causam estranheza no mercado brasileiro, especialmente entre as pequenas e médias seguradoras. A publicação é gratuita e sua versão on-line está disponível no cadernosdeseguro.funenseg.org.br.

Outras Notícias