Extensão qualifica para atuação em controles internos

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   4 de Julho de 2013

Terá início, em agosto, a terceira turma do Curso de Extensão em Controles Internos, oferecido pela Escola Superior Nacional de Seguros em São Paulo. Segundo o coordenador acadêmico, Alaim Assad, superintendente de Compliance e Risk Management da HDI Seguros, o curso reúne conhecimento técnico e experiência profissional prática, uma vez que todos os professores são profissionais atuantes no mercado e as aulas incluem a realização de trabalhos e exercícios práticos.

A obrigatoriedade da implantação de um sistema de controles internos em seguradoras foi criada pela Circular Susep 249/2004 e, para as resseguradoras e corretores de resseguro, pela Circular 363/2008. “O órgão regulador, em sintonia com as melhores práticas internacionais, editou esse normativo com o objetivo de proteger os clientes, o mercado e todos os que se relacionam direta e indiretamente com ele”, explica o professor.

Entre as vantagens dos controles internos bem implementados, Assad conta que as empresas são mais valorizadas pelos acionistas, obtêm menores taxas de juros ao buscarem financiamentos e estão menos sujeitas a perdas operacionais. “Estatísticas internacionais indicam que, para cada U$ 1 investido em controles internos, são economizados US$ 5 em penalidades regulatórias e outros prejuízos”.

Entretanto, são raros os profissionais sêniores em controles internos e gestão de riscos. “Apesar de controles internos, compliance e gestão de riscos serem atividades inerentes a qualquer empresa desde os tempos de Taylor e Fayol, a relativamente recente publicação do marco regulatório fez com que os profissionais sêniores focados no mesmo ainda não tenham 10 anos de experiência na área. Esta geração pioneira, da qual diversos professores do curso fazem parte, enfrentou uma série de dificuldades para implantar o sistema de controles internos nas respectivas seguradoras, pela carência de experiência e informação na época”, conta o especialista.

Ainda hoje, são poucas as oportunidades de qualificação nessa área. “A Escola Superior Nacional de Seguros (ESNS), através do seu Curso de Extensão em Controles Internos, vem atuando de forma pioneira no ensino de disciplinas tão novas quanto necessárias ao desenvolvimento de nosso País”, avalia o professor.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis no link acima.

Outras Notícias