Lançada nova edição da RBRS

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   30 de Abril de 2015

A mais recente edição da Revista Brasileira de Risco e Seguro (RBRS) já está disponível para leitura on-line, trazendo quatro artigos em inglês e resumos em português e espanhol. Os temas são o mercado de resseguro no Brasil, o setor de saúde suplementar, os princípios da anterioridade e especialidade do risco e os efeitos da alteração dos limites prudenciais sobre a previdência social.

O diretor do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), Claudio Contador, assina o artigo “Resseguro no Brasil: Desafios e Oportunidades com a Abertura do Mercado”, no qual discorre sobre o processo de abertura do resseguro no País e avalia o seu desenvolvimento e as expectativas para o futuro.

“Uma Avaliação da Situação Econômico-Financeira do Setor de Saúde Suplementar” é o artigo assinado pelos executivos da FenaSaúde, José Cechin (diretor executivo), Sandro Leal (gerente-geral) e Álvaro Almeida (especialista em Regulação de Saúde). Eles fazem um balanço da condição financeira e de solvência das operadoras e sugerem medidas regulatórias que podem contribuir para o ajustamento entre receitas e despesas.

Já o advogado Maurício Salomoni Gravina analisa, em “Princípios da Anterioridade e Especialidade do Risco”, os princípios de anterioridade e especialidade do risco, a partir dos deveres específicos previstos nas leis do seguro.

Completa a edição “Alteração dos Limites Prudenciais e seus Efeitos no Equilíbrio Financeiro e Atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social”, do bacharel em Ciências Contábeis, Lucas Andrade, do atuário Benedito Sobrinho e da doutora em Ciências Contábeis, Diana Vaz.

No texto, são analisados os impactos da alteração dos parâmetros mínimos de prudência, particularmente os relacionados à escolha de diferentes tábuas de mortalidade e taxas de juros, sobre o equilíbrio financeiro e atuarial dos regimes próprios de previdência social.

A edição completa da RBRS está disponível para leitura e download no link acima.

Outras Notícias