Lançado livro sobre riscos ambientais

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   22 de Agosto de 2014

A sede da Escola, no Rio de Janeiro (RJ), recebeu na última terça-feira, 19 de agosto, o lançamento da segunda edição ampliada e atualizada do livro “Programa de Seguros de Riscos Ambientais no Brasil: Estágio de Desenvolvimento Atual”, de autoria de Walter Polido, advogado, fundador e ex-presidente do Grupo Nacional de Trabalho em Meio Ambiente da Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA).

Na ocasião, o especialista ministrou a palestra "Seguro para Riscos Ambientais", traçando um paralelo entre o produto oferecido em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, que tem uma carteira desenvolvida e especializada, ainda que não o ofereça em larga escala, e o mercado brasileiro, no qual o seguro para riscos ambientais é englobado pelo seguro de responsabilidade civil, que cobre tradicionalmente danos materiais e corporais.

Um dos aspectos ressaltados na palestra foi a ineficiência do seguro de responsabilidade civil frente a todos os riscos ambientais possíveis, já que esta modalidade se limita basicamente a riscos industriais e de transporte, tornando a cobertura quase nula.

Polido abordou também a instituição da obrigatoriedade do seguro ambiental no Brasil, que vem sendo discutida, apesar de ser adotada em poucos países por sua pouca efetividade. Segundo o autor, o importante é criar uma cultura do seguro, pois a obrigatoriedade não traz conscientização.

Ao final da palestra, o autor autografou os exemplares do livro adquiridos no local.

Outras Notícias