Lançado livro sobre seguro para obras públicas

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   27 de Janeiro de 2016

Em 2014, o seguro garantia de obras públicas faturou R$ 960 milhões no Brasil, superando em 23% o volume arrecadado no ano anterior. Mesmo com significativa evolução nos últimos anos, ainda há espaço para essa carteira crescer. Essa é uma das conclusões do mais novo livro lançado pela área de Publicações do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), “Uma Análise Comparativa do Seguro Garantia de Obras Públicas”.

De autoria do economista Francisco Galiza, o livro traz um histórico do segmento no Brasil e no mundo, as principais definições do produto, além de uma análise da legislação e de dados econômicos relacionados a esse ramo. “Com esse tipo de seguro poderá existir a possibilidade de apartar o Estado do processo de calcular os riscos técnicos e financeiros das empresas contratadas, análise que, assim, ficará a cargo das seguradoras”, avalia o estudo.

“Ser um viabilizador de negócios tornou-se uma característica marcante do seguro garantia. Porém, vale destacar que a análise e a contratação desse apresenta características diferentes dos demais seguros, o que exige das seguradoras atuantes naquele segmento um grau elevado de especialização”, comenta João Gilberto Possiede, presidente da JMalucelli Seguradora, ao assinar a apresentação da obra.

O livro faz parte da série Estudos sobre Seguros, destinada à publicação de trabalhos e pesquisas de profissionais das áreas de seguro, resseguro, previdência e capitalização. Ele pode ser baixado gratuitamente no www.funenseg.org.br/publicacoes.

Outras Notícias