Lançado Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros

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Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   24 de Junho de 2016

Foi lançado no último dia 15 de junho, no auditório da Escola Nacional de Seguros, no Rio de Janeiro (RJ), o Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, idealizado pela Fenacor e que conta com apoio institucional da Escola Nacional de Seguros e CNseg. O objetivo da iniciativa é estimular a produção de reportagens e artigos sobre o mercado de seguros para, dessa maneira, gerar maior aproximação e exposição do setor junto à sociedade.

O presidente da Escola e vice-presidente da Fenacor, Robert Bittar, abriu a cerimônia de lançamento falando, também, em nome do presidente da Fenacor, Armando Vergilio. Bittar ressaltou a importância do mercado de seguros para a sociedade e a economia do País, destacando números recentes do setor, como os R$ 92 bilhões de prêmios acumulados em 2015. “O seguro é um instrumento de inclusão social e estabilidade econômica, que gera mais de R$ 800 bilhões em reservas. Isso viabiliza investimentos de longo prazo e fomento ao desenvolvimento econômico”, salientou Bittar.

Em seguida, o diretor executivo da CNseg, Luiz Tavares, declarou total o apoio da Confederação à iniciativa e enalteceu o papel da imprensa na democratização da informação. “O objetivo do prêmio é mobilizar o quarto poder brasileiro, a imprensa, para ampliar a divulgação e, dessa forma, contribuir com o desenvolvimento do mercado de seguros”, declarou.

Detalhes do prêmio foram apresentados pelo jornalista Gabriel Oliven, da agência Lupa Comunicação, parceira na realização do prêmio. “Essa iniciativa vem consolidar a cultura securitária no Brasil, pois há carência de matérias sobre seguros, principalmente na grande imprensa. Infelizmente o seguro só é lembrado quando ocorrem catástrofes, como o desabamento da ciclovia no Rio de Janeiro, e isso precisa mudar”, afirmou Oliven.

No encerramento do evento, Bittar fez questão de reforçar a importância da imprensa para a divulgação do seguro. “Os profissionais da imprensa são a ponte de aproximação entre o mercado de seguros e a sociedade”, finalizou.

O prêmio. Poderão ser inscritos artigos e reportagens em seis categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Webjornalismo, Imprensa Especializada do Mercado de Seguros e Prêmio Especial Corretor de Seguros.

Serão premiados os três melhores trabalhos de cada categoria, com valores de R$ 30 mil para o primeiro lugar, R$ 10 mil para o segundo e R$ 5 mil para o terceiro colocado. Na categoria Corretor de Seguros poderão concorrer conteúdos que versem sobre a atuação desses profissionais e o vencedor será escolhido pelos próprios corretores, por meio de votação on-line. Nessa categoria, o vencedor receberá, além dos R$ 30 mil, viagem para a Itália com direito a acompanhante.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no www.fenacor.org.br/premiodejornalismo, até 17 de outubro. Estão aptas a concorrer reportagens veiculadas entre 14 de março e 14 de outubro de 2016. O evento de premiação será em novembro.

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