MBAs capacitam para gestão de riscos

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   6 de Janeiro de 2014

Pesquisa pioneira da consultoria e corretora Aon, em parceria com a Universidade Wharton da Pensilvânia, nos Estados Unidos, divulgada em agosto do ano passado, constatou a existência de um elo entre gestão de riscos e desempenho financeiro. Utilizando dados de mais de 100 companhias de capital aberto de todo o mundo, os pesquisadores identificaram que, em média, as organizações classificadas no topo do Índice Aon de Maturidade em Riscos apresentaram uma volatilidade inferior no preço de suas ações de até 50% em comparação com as classificadas no outro extremo da escala.

“Uma gestão consistente dos riscos está associada não só a um desempenho mais estável ao longo do tempo, como também aparentemente eleva o desempenho financeiro e protege as organizações de pressões externas adversas. Um comparativo do retorno sobre o preço das ações, durante um período de condições de mercado adversas, revelou que apenas as companhias que obtiveram classificações mais elevadas de Maturidade em Riscos registraram retornos positivos”, avalia o estudo, que pode ser conferido na íntegra aqui.

Para qualificar profissionais para atuação em diversos níveis de gestão de riscos, a Escola Nacional de Seguros oferece os MBAs em Gerência de Riscos, no Rio de Janeiro (RJ), e Executivo em Seguros e Resseguro, em Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ). O primeiro visa capacitar profissionais para entender o ambiente, identificar e analisar riscos e criar estratégias para eliminá-los, minimizá-los ou transferi-los. O segundo capacita o profissional para o exercício de funções diretas no mercado de seguros e resseguro, com conteúdo relevante sobre a realidade do mercado, das empresas brasileiras e dos novos atores que estão sendo admitidos.

Os cursos terão início no primeiro semestre de 2014 e duração aproximada de um ano e meio. Mais informações estão disponíveis no www.esns.org.br.

Outras Notícias