Mercado de resseguros sofre com escassez de talentos

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   20 de Junho de 2014

Desde 2007, quando ocorreu o fim do monopólio de resseguro no País, mais de 100 resseguradoras se instalaram por aqui, demandando profissionais especializados nessas operações. Encontrá-los, porém, tem sido um grande desafio para o mercado, segundo Alexandre Zuvela, sócio da Fesa, empresa de recrutamento para o segmento financeiro.

“Para as posições com perfil mais técnico e específico, existe uma dificuldade no preenchimento. De forma geral, elas podem levar até o dobro do tempo de um processo padrão. Preencher posições com profissionais superficiais do ponto de vista técnico pode resultar em perdas relevantes na carteira da resseguradora”, explica Alexandre.

Segundo o executivo, são raros os cursos focados neste segmento, no Brasil, o que dificulta ainda mais o processo de seleção. “O País conta com poucos cursos superiores voltados para a área de seguros e resseguros. Assim, a disponibilização do conhecimento para o desenvolvimento dos profissionais é um tema essencial no setor”, acredita.

Visando suprir essa carência, a Escola Nacional de Seguros, única no País voltada exclusivamente para a formação de profissionais para os mercados de seguros, resseguro, capitalização e previdência, oferece uma gama de cursos e atividades voltada para os profissionais de resseguros. Merecem destaque:


• Graduação em Administração + Seguros e Previdência: inclui a disciplina Princípios de Resseguro, no sétimo período, em que são explicadas as características e tipos de resseguro e formas de contratação. Atualmente, o curso está com inscrições abertas no Rio de Janeiro e em São Paulo e há quatro formas de ingresso.

• MBA Executivo em Seguros e Resseguro: já formou 20 turmas em sete cidades. No momento, as inscrições estão abertas para São Paulo e podem ser feitas até 26 de julho, com as aulas iniciando em 18 de agosto.

• Programa de Extensão em Resseguro Avançado: também ministrado na capital paulista, o curso é destinado a quem já trabalha com resseguro e busca aprofundamento sobre o assunto.

• Programa de Treinamento no Exterior: o tema é o foco desse curso de uma semana, realizado há quatro anos consecutivos em parceria com o Chartered Insurance Institute (CII), em Londres, na Inglaterra. Desde 2011, 41 profissionais brasileiros já participaram.

• Curso técnico Resseguro - Princípios e Aplicação: com início nos dias 4 e 25 de agosto, em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente, o curso abrange principais conceitos do resseguro, características gerais do contrato e detalhes de suas cláusulas.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Outras Notícias