Mulheres já ocupam 56% dos cargos no mercado de seguros

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   27 de Março de 2017

Atualmente, 56% dos cargos no setor de seguros são ocupados por mulheres. “Esse é um ótimo mercado para as mulheres, pois elas conseguem manter relacionamentos mais duradouros com os clientes do que os homens, o que é muito importante nesse segmento”, afirmou a diretora de Ensino Técnico da Escola Nacional de Seguros, Maria Helena Monteiro, durante a palestra “Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil”, realizada no dia 20 de março, no Rio de Janeiro (RJ). O encontro contou com a presença de 67 participantes.

Ministrado em diversas cidades do País ao longo do mês de março, o evento apresenta os resultados da segunda edição do estudo "Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil", idealizado por Maria Helena em parceria com o consultor Francisco Galiza.

Na edição carioca do encontro, Maria Helena contou que a ideia para elaboração do estudo surgiu após a constatação de que a presença feminina a partir do nível gerencial era pequena. “Começamos a trabalhar essa questão porque notamos algo bastante curioso no mercado: quase não havia mulheres nos cargos de chefia”, contou.

A executiva apresentou dados estatísticos do Brasil e do mundo, demonstrando que a desigualdade de gêneros não é uma particularidade do Brasil. Em âmbito mundial, as mulheres ganham entre 60% e 75% dos salários dos homens, enquanto que, no Brasil, elas recebem 74% dos ganhos masculinos. Já no mercado de seguros o salário das mulheres corresponde a 72% do que eles recebem.

Apesar de serem maioria no setor, as mulheres ainda têm salários menores, recebem menos ofertas de treinamentos e as oportunidades para alcançar cargos executivos e de gerência são escassas. A pesquisa também revelou uma grande contradição: mesmo tendo maior escolaridade do que os homens, as mulheres não conseguem chegar aos postos mais altos.

Apesar das discrepâncias entre cargos e salários, Maria Helena apresentou uma perspectiva positiva. “Os dados não são muito encorajadores, mas o mercado de seguros é próspero para as mulheres. Vamos continuar trabalhando pela igualdade e pelo seguro”.

A diretora também ministrou a palestra em São Paulo (SP), no dia 21 de março para 71 participantes. Durante a semana, aconteceram, ainda, eventos em Belém (PA) e Palmas (TO). O time de palestrantes conta, ainda, com a sócia-diretora da Cyclos Consultoria, Rosana Nerci Pinheiro Sá, e a psicóloga e psicodramatista, Andresa Pugliesi.

Edição on-line

Quem não puder comparecer aos eventos presenciais terá a oportunidade de assistir à palestra pela internet, no dia 7 de abril, às 16h. O webinar é gratuito e será conduzido por Maria Helena Monteiro.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no www.funenseg.org.br/webinar, onde mais informações estão disponíveis.

Outras Notícias