Normatização contábil é tema de seminário

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   5 de Março de 2015

Com o objetivo de avaliar o processo de implementação, no mercado de seguros brasileiro, das normas internacionais de contabilidade (em inglês, International Financial Reporting Standards - IFRS), será realizado o seminário gratuito “Desafios Contábeis e Regulatórios com a Convergência ao IFRS no Mercado de Seguros”, hoje, 5 de março, no Rio de Janeiro (RJ).

Voltado para o aprimoramento e atualização de gestores, contadores e atuários, o evento é organizado pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, em parceria com a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), da UFRJ.

Para Rodrigo Curvello, mestrando em Ciências Contábeis pela UFRJ e um dos palestrantes do seminário, a adoção das regras internacionais em sua plenitude pelo mercado de seguros facilitaria a realização das operações no setor. “Hoje, cada país possui regras próprias para contabilização dos produtos comercializados no setor de seguros, o que prejudica a compreensão dessas demonstrações por investidores e clientes e dificulta a adoção de um modelo de supervisão internacional que utilize os padrões contábeis existentes”, avalia.

Ainda segundo Curvello, considerando as finalidades distintas das IFRS (padrões contábeis), quanto maior o conhecimento sobre as normas vigentes, os pontos em comum, as diferenças e as perspectivas futuras, melhor será a preparação para uma adoção adequada dos requerimentos e menor, o custo de implementação.

Adriano Rodrigues, doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP, e Gabriel Caldas, mestrando em Ciências Contábeis pela UFRJ, serão os outros dois palestrantes.

Para participar do evento é necessário confirmar presença no link acima, onde estão disponíveis mais informações. O seminário está marcado para as 18h30, no auditório da Escola, na Rua Senador Dantas, nº 74, no Centro.

Outras Notícias