Palestra aborda comunicação entre os sexos

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   5 de Março de 2015

Pelo quarto ano consecutivo, a Escola promove, em todo o Brasil, palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8. Nesse ano, as primeiras cidades a receber o evento, cujo tema é “O Diálogo Possível: A Comunicação entre os Sexos”, foram Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Santos (SP), nos dias 2, 3 e 4 de março, respectivamente (veja aqui as fotos).

Nos encontros, a diretora de Ensino Técnico da Escola, Maria Helena Monteiro, advogada com mais de 40 anos de experiência em cargos de liderança no Brasil e no exterior, abordou de que forma as diferenças biológicas e culturais interferem na comunicação entre mulheres e homens.

Segundo a executiva, pesquisas científicas apontam diferenças no funcionamento do cérebro de homens e mulheres. O lado esquerdo feminino costuma ser mais desenvolvido, fazendo com que elas tenham melhores habilidades linguísticas. Já nos homens, o lado mais explorado é o direito, responsável pelo melhor senso de direção e visão espacial.

A executiva também explicou que as habilidades masculinas e femininas foram historicamente perpetuadas, já que, desde os primórdios, as funções sociais de cada um foram definidas de acordo com o sexo. As reações às mais diversas situações também são diferentes: os homens tendem a agir usando a lógica e as mulheres, a emoção.

“Todos esses fatores influenciam no relacionamento entre eles, na educação dos filhos e na vida sexual e profissional das mulheres”, afirmou Maria Helena, que finalizou a palestra sugerindo maneiras de superar essas diferenças e melhorar o diálogo entre os gêneros.

As próximas cidades a receber a palestra são Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP), hoje; Vitória (ES), no dia 6; Belo Horizonte (MG), 9; Goiânia (GO), 10; Brasília (DF), 11; Cuiabá (MT), 12; Salvador (BA), 16; Maceió (AL), 17; Aracaju (SE), 18; Recife (PE), 19; Fortaleza (CE), 20; Natal (RN), 23; Belém (PA), 30; e Manaus (AM), 31.

Em abril, o evento acontecerá em Curitiba (PR), no dia 7; Porto Alegre (RS), 8; São Luís (MA), 9; Campo Grande (MS), 28; e Dourados (MS), 29. A palestra será realizada, ainda, no dia 15 de maio, em João Pessoa (PB); em julho (data a definir), em Joinville (SC); e no dia 13 de agosto, em Teresina (PI).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui, onde estão disponíveis mais informações.

Outras Notícias