Programa social capacitou docentes

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   14 de Junho de 2016

Cerca de 70 professores de escolas dos ensinos fundamental e médio do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, participaram de treinamento do programa Educar para Proteger, do Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Sindseg-RJ/ES).

A iniciativa visa à difusão da cultura do ‘Ser Seguro’ por meio de oficinas pedagógicas ministradas em escolas destas regiões. A capacitação foi realizada nas dependências da Escola Nacional de Seguros, patrocinadora do programa. Os docentes foram recebidos pela doutora em Educação, Helena Araújo, e pela coordenadora de projetos do Sindseg-RJ/ES, Aline Barcellos, que forneceram informações gerais sobre o programa. Em seguida, foi realizado treinamento prático.

Aline Barcellos considera que o sucesso da iniciativa se deve à abordagem participativa dos jovens. “Os alunos não se limitam a ser ouvintes, eles fazem parte de todas as atividades do programa, que prevê o protagonismo deles, buscando a transformação da postura diante da sua segurança e da de outras pessoas”, declara.

A responsável pela área de Responsabilidade Social da Escola, Laura Tamancoldi, destaca a importância do programa para os jovens contemplados. “Com o apoio ao Educar para Proteger, a Escola reforça o compromisso de investimento na educação de jovens capazes de perceber situações de risco e a importância de pensar e agir de forma segura”, avalia.

O Programa. Criado em 2007 pelo Sindseg-RJ/ES, o Educar para Proteger é patrocinado pela Escola Nacional de Seguros desde 2013. O objetivo é transmitir conceitos de segurança por meio da cultura do ‘Ser Seguro’ a jovens entre 12 e 18 anos, estudantes dos ensinos fundamental e médio.

O programa prevê ações de capacitação em oficinas pedagógicas, ministradas pelos professores qualificados, concurso cultural e produção de redação. Ao final do ano letivo, é realizada cerimônia de premiação dos melhores trabalhos.

Outras Notícias