Retrospectiva: mais recursos para profissionalização do setor

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   6 de Janeiro de 2015

O ano de 2014 foi marcado por inovação e investimentos no âmbito do ensino e da pesquisa em seguros. Nos últimos 12 meses, a Escola ampliou instalações, criou diversos cursos, firmou parcerias, promoveu debates e modernizou processos.

As Unidades Regionais Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia mudaram de endereço, ganhando mais salas de aula e de estudo, para elevar em 25% o número de alunos e diversificar a oferta de cursos. Em Belo Horizonte (MG), por exemplo, a Instituição passou a oferecer o MBA Executivo em Seguros e Resseguro.

Também no campo do ensino superior, a Graduação em Administração conquistou, em São Paulo (SP), nota máxima, 5, na avaliação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). A visita aconteceu no início de agosto e considerou aspectos como organização didático-pedagógica, instalações físicas e corpos docente, discente e técnico-administrativo.

Uma grande novidade foi o lançamento do curso Técnico em Logística, oferecido gratuitamente no Rio de Janeiro (RJ), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal. Com duração de um ano, o curso está em andamento e qualificará mais de 100 profissionais para o mercado de trabalho.

Para quem atua no mercado de resseguro, a boa notícia foi a criação do Exame para Certificação de Proficiência em Resseguros - Nível 1. Idealizado e desenvolvido em parceria com a Fenaber, o Exame visa avaliar o conhecimento dos profissionais que atuam em seguradoras, resseguradoras e corretoras de resseguro e, com isso, elevar o nível dos profissionais desse setor.

Com a proposta de dotar o mercado brasileiro de seguros de novos conhecimentos e tecnologias, e fazer da Escola um ponto de convergência das inteligências e estudos que abordam grandes temas de interesse da sociedade e que possuem uma correlação direta com os riscos assumidos pela indústria de seguros, a Instituição criou o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES). Os dois primeiros eventos do Centro foram realizados em novembro e dezembro e debateram temas importantes para o setor, como modelos de avaliação de provisões técnicas e seguro rural.

A Escola também ampliou sua participação no mundo virtual através da criação de páginas em novas redes sociais, como LinkedIn, Instagram, SlideShare e FourSquare, além da consolidação de sua atuação no Facebook e Twitter. As palestras gratuitas ganharam edições on-line, os chamados webinars, que foram muito bem recebidas pela audiência. As quatro edições realizadas foram assistidas por um total de cerca de 6 mil pessoas.

Ainda no ambiente digital, foram lançados o curso de extensão a distância Responsabilidade Social como Vantagem Competitiva, os games “Acidentes são Evitáveis” e “Análise de Riscos” e o banco de currículos ProfiSeguro. Este último visa aproximar os profissionais do setor das melhores oportunidades de trabalho.

Ao longo do ano, a Escola marcou presença nos principais eventos do mercado de seguros, como o XVI Congresso dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Conec), do Sincor-SP, o 3º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro, da CNseg, o Congresso Panamericano de Seguros, da Copaprose, e o II Fórum Internacional de Alta Mediação de Seguros (FAMA), da Fenacor e Grupo ADI.

Na área de responsabilidade social, o projeto Asas para Voar possibilitou a doação de livros infanto-juvenis a quatro escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, e a Graduação em Administração criou, em parceria com a Incubadora Afro Brasileira, o projeto Ressignificando o Futuro, que capacitou 39 microempreendedores.

Todas essas e inúmeras outras realizações estiveram em destaque nas 48 edições de 2014 do boletim Acontece. Em 2015, temos certeza de que seremos os porta-vozes de muitas novidades e conquistas da Escola, que vai continuar trabalhando para levar mais conhecimento e capacitação a todos os participantes do mercado de seguros. Continue conosco!

Outras Notícias