Revista analisa evolução do resseguro

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   28 de Agosto de 2014

Resseguro é o tema central da nova edição da revista Cadernos de Seguro, que traz como matéria de capa entrevista com o diretor-presidente da resseguradora Terra Brasis, Paulo Eduardo Botti. O entrevistado discorre sobre o passado recente desse mercado no Brasil, as vitórias obtidas no processo de abertura e os desafios ao fortalecimento do setor.

A edição também traz reportagem sobre os motivos que levaram à queda do lucro líquido das resseguradoras entre 2012 e 2013 em quase 50%, com opiniões de Paulo Pereira, presidente da Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber), e José Farias de Sousa, diretor de Subscrição do IRB Brasil Re.

O advogado Walter Polido, consultor da Polido e Carvalho Consultoria em Seguros e Resseguro, avalia, em seu artigo, as consequências dos mais de 70 anos de monopólio estatal do resseguro sobre o desenvolvimento de novos produtos e de tecnologia, os processos de retenção e subscrição de riscos, a gestão de sinistros, entre outros aspectos.

A concentração observada no mercado internacional de resseguro, em que os dez principais grupos detêm em torno de 60% dos prêmios mundiais, e como ela afeta a viabilidade e o preço das coberturas, é foco do artigo do professor da Escola e consultor em resseguros, Roberto Castro.

A seção Ponto e Contraponto traz artigos do presidente da Escola, Robert Bittar, e do vice-presidente da CNseg, Jayme Garfinkel, sobre o futuro dos canais de distribuição de seguros no Brasil. Fecham a edição, textos sobre gerenciamento de riscos de catástrofes, desinformação sobre o mercado de saúde suplementar, e mudanças na conjuntura econômica mundial e seus efeitos sobre a indústria de seguros nacional.

A versão on-line da publicação pode ser lida no cadernosdeseguro.funenseg.org.br, onde também é possível baixar edições anteriores.

Outras Notícias