Riscos da agricultura são tema de mesa-redonda

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   2 de Dezembro de 2014

O Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola, promove o segundo evento desde sua criação, em setembro desse ano. A mesa-redonda “Seguro Rural” está marcada para 4 de dezembro, às 18h30, no hotel Meliá Paulista Business, em São Paulo (SP), e contará com participação de especialistas da Escola, USP, Unicamp e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Na pauta, estarão questões técnicas relacionadas ao risco na agricultura e como o seguro pode melhorar a gestão e mitigar perdas decorrentes de imprevistos. O debate terá como pano de fundo o livro “Gestão do Risco e Seguro na Agricultura Brasileira”, organizado pelo professor Antônio Buainain, do Instituto de Economia da Unicamp e coordenador do evento.

Na obra, Buainain explica que o produtor rural tem recorrido mais à proteção do seguro no Brasil, com o crescimento do número de apólices no Programa de Subvenção ao Seguro Rural, do Governo Federal, a uma taxa média acima de 200% ao ano, entre 2008 e 2011. “Ainda assim, existe um amplo e rentável espaço para a expansão do seguro rural”, afirma.

O encontro contará, ainda, com a participação do diretor do CPES, Claudio Contador, PhD em Economia pela Universidade de Chicago; do professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), Vitor Ozaki, pós-doutor em Economia Aplicada pela USP; e do diretor da Câmara Temática de Crédito e Comercialização do Agronegócio do MAPA, Fernando Pimentel.

A inscrição é gratuita e deve ser confirmada no link acima. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail publicacao@esns.org.br.

Outras Notícias