Seminário de controles internos chega à oitava edição

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   8 de Setembro de 2014

A importância da função de compliance para o sistema de controles internos das seguradoras brasileiras estará na pauta do 8º Seminário de Controles Internos & Compliance, Auditoria e Gestão de Riscos. Organizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), em parceria com a Escola, o evento acontecerá no dia 16 de setembro, em São Paulo (SP).

O diretor executivo da Escola, Renato Campos, irá compor a mesa solene de abertura. O seminário também marcará o lançamento da segunda edição do livro “Controle Interno e Gestão de Riscos no Mercado Segurador Brasileiro – Conceitos, Regulamentos, Práticas e Auditoria”, de Assizio Oliveira, presidente da comissão de Controle Interno da CNseg. A obra foi publicada pela Escola.

No primeiro painel, os especialistas Eva María Gámez, da Direção-Geral de Seguros e Fundos de Pensão da Espanha, e Wilson Toneto, da Mapfre Seguros, irão explicar os conceitos de compliance e sua aplicação prática. Em seguida, as advogadas Angelica Carlini, da Associação Internacional de Direito do Seguro, e Glória Faria, da CNseg, irão abordar a importância do compliance a partir da vigência da Lei Anticorrupção.

As semelhanças e diferenças entre auditoria interna e compliance serão debatidos por Eduardo de Freitas Souza, da J. Malucelli Seguradora, Eugênio Duque Estrada Felipe, da Mongeral Aegon Seguros e Previdência, e Rosemeire Peixoto, da BB e Mapfre Seguros. Já a aplicação dessa atividade na mitigação de riscos será tema do painel apresentado por Rafael Kozma, da Porto Seguro, Frederico Knapp, da Swiss Re, e Alexandre Leal, da CNseg.

O evento também contará com painel sobre o papel do compliance na formação do Banco de Dados de Perdas Operacionais, proposto pelo Grupo de Trabalho de Risco Operacional da Susep. Para comentar a questão foram convidados Alaim Assad, da Escola Nacional de Seguros, Fernanda Vidal Fernandes, da SulAmérica Seguros, e Myrian Portela, da Virginia Surety Companhia de Seguros do Brasil.

A relação entre compliance e a Lei de Cumprimento Fiscal para Contas no Estrangeiro (FATCA, em inglês) será tratada no painel de Silvana Mesquita, da BTG Pactual, Washington da Silva, da MetLife, e Alexandre Leal, da CNseg. Haverá, ainda, painel sobre como organizar essa função na área de seguros, apresentado por Murilo Chaim, da Zurich Seguros, Orfeu de Campos, da Porto Seguro, Valdinei Silva, da Bradesco Seguros, e Assizio de Oliveira, da CNseg.

A palestra “A Vida que Vale a Pena ser Vivida”, do escritor Clóvis de Barros Filho, encerrará a programação. O investimento é de R$ 508,00 e as inscrições devem ser feitas aqui, onde mais informações podem ser obtidas. Também estão disponíveis para esclarecimentos os telefones (21) (21) 3380-1074 / 1069.

Outras Notícias