Setor participa da 1ª Semana Nacional de Educação Financeira

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Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   16 de Abril de 2014

Divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e promover ações que fomentem a cultura da educação financeira no País é a proposta da 1ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que acontece entre 5 e 9 de maio, em diversas cidades. O evento é coordenado pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), que reúne órgãos e entidades públicas e privadas, entre as quais a Susep e a CNseg.

A agenda oficial da Semana ENEF inclui a 4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros e Ouvidoria, nos dias 6 e 7 de maio, organizada pela CNseg com apoio da Escola Nacional de Seguros e direcionada a consultores, acadêmicos e representantes da Susep, da ANS, de entidades de proteção e defesa do consumidor, e de empresas de seguros. Também haverá palestras para funcionários da CNseg, das Federações de Seguros, Escola e Seguradora Líder – DPVAT.

A Escola também irá organizar palestras focadas no assunto para seus alunos do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros e da Graduação em Administração + Seguros e Previdência.

A programação da Semana ENEF conta, ainda, com eventos do Banco Central do Brasil, Febraban, BM&FBovespa, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Secretaria Nacional do Consumidor (Ministério da Justiça), Escola de Administração Fazendária (Ministério da Fazenda), Previc (Ministério da Previdência Social), Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, Banco do Brasil e Banco Bradesco.

Renato Campos, diretor executivo da Escola e membro do Conef, explica que a proposta da ENEF é ampliar a compreensão dos brasileiros para que possam administrar seus recursos de forma consciente. “Há algum tempo, o setor de seguros vem desenvolvendo uma série de ações relacionadas à educação financeira. O objetivo da ENEF é centralizar estas ações e estruturá-las na forma de uma política pública”, esclarece.

O executivo cita como exemplos o portal Tudo Sobre Seguros, lançado pela Escola em 2010 com o objetivo de esclarecer os consumidores de seguros, previdência e capitalização; e o programa social Amigo do Seguro, que, desde 2002, capacita jovens do ensino médio de escolas públicas para estágios em empresas do setor e que, indiretamente, contribui para melhorar o entendimento desse mercado. A Escola participa do Conef como convidada, oferecendo apoio à CNseg.

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