XVI CONEC: PALESTRA SOBRE MARKETING ENCERRA 2º DIA DO EVENTO

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Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   10 de Outubro de 2014

Professor de Marketing e Vendas do MBA da Fundação Getulio Vargas e autor do livro "Venda Muito Mais", Cláudio Tomanini encerrou o segundo dia do XVI Conec com a palestra "Desafios do Marketing". No auditório Empreender, ele desmistificou o atual modelo de vendas, que ainda segue uma escola antiga, com uma proposta agressiva, sem integração com o setor de marketing, de pouca valorização do perfil individual do cliente e de negligência com as pequenas estratégias.

"É preciso acabar com a ideia de que vender é pecado e de que é necessário agressividade para aumentar as vendas. Vender não precisa ser um ato agressivo. Não existe mais isso. Ninguém aguenta mais esta escola antiga, que valoriza este tipo de atitude. As pessoas não querem comprar produtos, mas serviços. É por isso que costumo dizer que propaganda não vende, mas leva as pessoas a se interessarem por um produto. Quem vende é o profissional de vendas. É por isso que o setor de marketing está intimamente ligado com a área comercial e de vendas, uma vez que esta área investe no preparo das ferramentas de estratégias de vendas", salientou Tomanini.

O professor exemplificou a falha na relação entre os setores de vendas e marketing quando o vendedor não conhece os detalhes do produto apresentado ou o perfil do cliente que quer cativar. "Gasta-se material em folders e estandes, esforços em design de alto nível, mas a pequena estratégia de marketing não é utilizada pelo vendedor, como a leitura minuciosa dos dados fornecidos pelo cliente. Assim, perde-se a venda por não ter um modelo de gestão eficiente. A melhor ferramenta de marketing é, portanto, usar com eficiência aquela que está disponível, dispensando as que não têm utilidade", finalizou.

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